Secretário de Educação participa de reunião do Comitê de Crise de Segurança Escolar

Com a participação dos secretários de Educação, Roselei Françoso, de Segurança Pública, Samir Gardini, do vereador Azuaite Martins de França e de representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Agentes de Trânsito, aconteceu na última sexta-feira (17-11) no Paço Municipal, a segunda reunião do Comitê de Crise de Segurança Escolar de São Carlos.

Na ocasião foi apresentado pela Guarda Municipal o resultado de um questionário respondido pelos diretores das escolas municipais, identificando áreas críticas e pontos de vulnerabilidade, como a segurança no entorno das unidades, câmeras de monitoramento, traficância, iluminação, sinalização, entre outros.

A segurança nas escolas é uma preocupação constante do governo municipal, refletindo uma tendência nacional de aumento de incidentes relacionados à violência e ao crime nas instituições educacionais. O objetivo desse encontro é identificar e encontrar soluções conjuntas entre as autoridades do município.

Roselei Françoso ressaltou que hoje todas as escolas possuem o sistema de monitoramento por câmeras. “Além disso, temos a ronda escolar, o SOS Escolar, sistema ligado diretamente ao comando da GM, mas ainda assim precisamos de outros investimentos, seja na construção de muros, colocação de gradis e na  própria manutenção dos sistemas já implantados de segurança.Também trabalhamos a saúde mental dos servidores da educação e por isso a  contratação de uma equipe multidisciplinar com psicólogos, assistentes sociais e fonoaudiólogos para atender a comunidade escolar”, disse o secretário de Educação.

Samir Gardini, lembrou que depois da instalação dos sistemas de câmeras e monitoramento nas escolas, a redução de danos de furtos foi substancial.

Hoje as escolas municipais dispõe de câmeras com inteligência artificial, câmeras com reconhecimento facial e reconhecimento de objetos como faca, arma, conectados ao sistema da GM, e em breve contará com Speed dome nas EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica), câmeras que possuem zoom óptico com movimento de 360 graus.