Roselei participa de encontro com grupo de estudantes que representará São Carlos na COP-28

Na manhã da última sexta-feira (24-11) o secretário municipal de Educação Roselei Françoso, acompanhado do vice-prefeito Edson Ferraz, secretário de Governo Netto Donato e da Dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzales Costa Blanco, esteve na escola estadual Sebastião de Oliveira Rocha, conhecendo os alunos e as professoras que irão representar São Carlos na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28), que neste ano, será realizando em Dubai nos dias 30 de novembro a 12 de dezembro. O encontro reunirá os principais líderes mundiais para discutir ações de combate à crise climática.

O grupo de São Carlos foi selecionado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) depois de conseguir cultivar no laboratório da escola, e com excelentes resultados, as microalgas da espécie Chlorella sorokiniana. Essas algas são responsáveis pela transformação de dióxido de carbono (CO2) em oxigênio em maior escala e são aliadas do combate ao aquecimento global. Entre os protótipos criados pelos estudantes, um “aquário” de 15 litros para a cultura dessas microalgas chega a fazer trabalho de fotossíntese de 50 árvores. O trabalho chamou a atenção da Unesco pela produção das algas com baixo investimento e no contexto de um laboratório escolar, uma vez que projetos semelhantes recebem investimentos maiores de universidades em todo o mundo.

A turma de jovens cientistas é formada pelos estudantes do Ensino Médio, Gustavo Ferragini Batista, João Paulo Medeiros Baldo, Iara Berto Pena, Luana Carolina Zabotto Marchetti e Giovanna Dantas Klnpeldes e as professoras Andrea Moralez de Souza e Milene Aparecida Rodrigues de Oliveira.

“Em São Carlos, a Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha é um celeiro de cientistas. Além deste convite para à COP28, nos últimos anos os alunos da unidade foram premiados e mencionados em concursos como o Solve for Tomorrow 2021 Samsung, Olimpíadas Restaura Natureza WWF Brasil 2023, Feira Stem Meninas na Ciência 2022, Prêmio Ciência e Tecnologia, Prêmio Odete Rocha.  Como dirigente da rede municipal de Educação, gostaria de parabenizar a todos os envolvidos e desejar sucesso na apresentação”, destacou Roselei Françoso.

Roselei destacou ainda que essa premiação é um exemplo para todos os alunos de escolas públicas. “Quando incentivamos o envolvimento entre professores de escolas públicas e o universo científico, por meio dos clubes de ciências, o resultado sempre é satisfatório. Temos tudo para despertar as vocações científicas dos alunos, seja levando eles para conhecer as nossas universidades, os laboratórios de pesquisas, ou simplesmente mostrando os trabalhos dos nossos cientistas. Parabéns a equipe da Escola Sebastião de Oliveira Rocha. Quando eles retornarem queremos que mostrem esse trabalho na nossa rede”, finalizou o secretário.