Roselei solicita prioridade na vacinação de estudantes indígenas da UFSCar
O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), solicitou empenho da Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (13) para proceder a vacinação de 37 estudantes indígenas que estão residindo no campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Diferente dos demais estudantes, um número reduzido de indígenas não conseguiu retornar às suas localidades de origem, seja pela distância ou por falta de condições estruturais de acompanharem as atividades escolares de forma remota. “A UFSCar tem alunos de todos os Estados brasileiros, especialmente os indígenas”, destaca Roselei.
O Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19, estabelecido pelo governo federal em dezembro de 2020, garantiu que grupos socialmente vulneráveis sejam incluídos como prioridade no calendário da imunização. E são eles: indígenas, quilombolas e moradores de rua.
Uma medida cautelar do Supremo Tribunal Federal (STF) de 16 de março reforça a garantia deste direito e desfaz a divergência que havia entre vacinar indígenas aldeados ou não aldeados.
Ao todo, segundo o Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19, 69 milhões de pessoas estão incluídas nas quatro fases prioritárias da campanha. “A população indígena já estava escalada para o recebimento ainda na primeira fase”, salienta o vereador.
“Acredito que são poucos os estudantes indígenas residentes aqui em São Carlos e que serão atendidos pela Secretaria de Saúde”, pondera Roselei.