Live do Roselei discute fim de benefícios aos servidores públicos

A live do vereador Roselei Françoso (MDB), presidente da Câmara Municipal de São Carlos, desta segunda-feira (24), que discutiu temas ligados aos servidores públicos municipais, reuniu dezenas de pessoas ao vivo com um alcance acima da média.

O fim do décimo quarto salário, prêmio assiduidade e salário família, ou esposa, foram os principais assuntos discutidos pelo parlamentar na “Live do Roselei”, apresentada pelo jornalista Manoel Virginio na página do Facebook e no canal do YouTube do parlamentar.

“Os servidores perderam 14% dos seus salários desde a retirada desses benefícios”, explicou Roselei. Em outubro de 2020, o Ministério Público de Contas entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contestando as leis municipais que concediam esses benefícios.

VEJA AQUI A LINHA DO TEMPO DA ADIN 

ASSISTA AQUI A LIVE COMPLETA

“A Câmara Municipal recorreu ao Supremo Tribunal Federal”, disse Roselei. Para o parlamentar, os servidores prestaram os concursos com base nesses benefícios que tornavam os salários mais atrativos. “São direitos dos servidores que devem ser devolvidos aos servidores”, destacou.

“No entanto, se perdermos a ação acredito que temos que olhar para frente e propor alternativas”, frisou. Roselei disse que já abriu as discussões para incorporar aos salários dos servidores da Câmara 6% de aumento real referente ao prêmio assiduidade. “Acredito que fazendo isso na Câmara, abrimos a possibilidade de negociar com a Prefeitura também”, explicou.

Segundo Roselei, esses benefícios, além de tornarem as carreiras mais atrativas para os servidores com ganhos salariais melhores, também são fundamentais para a economia local. “Essa perda salarial de 14% deixou de ir para os mercados, lojas e serviços de São Carlos, deixou de movimentar a economia local”, detalhou.