Roselei enaltece importância do sistema de monitoramento instalados nos distritos de São Carlos

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (22) o vereador Roselei Françoso (MDB), usou a Tribuna para enaltecer as instalações dos sistemas de monitoramento, por meio de câmeras de segurança nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

Os equipamentos auxiliaram as forças de segurança de São Carlos a deter cinco indivíduos, após furtarem uma moto no distrito de Santa Eudóxia.

Roselei cumprimentou o secretário municipal de Segurança Pública, Samir Gardini, pelo trabalho desenvolvido pelo sistema de monitoramento que está sendo implantado por toda a cidade, inclusive nos distritos e regiões rurais.

“Quero externar minha gratidão ao Coronel Samir pelas câmeras instaladas em toda a cidade, em especial essas em regiões distantes da sede do município. Na semana passada tivemos esse caso do furto de uma moto e as câmeras dos dois distritos, foram fundamentais para a detenção dos envolvidos e na recuperação da moto furtada, Investir em segurança pública é investir na qualidade de vida e no bem estar das pessoas”, enalteceu Roselei.

Atualmente a cidade é monitorada por 125 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos, com tecnologia LPR (License Plate Recognition – Reconhecimento de Placa Veicular) que permite a leitura e gravação de placas de veículos em tempo real e Speed Dome que possuem zoom óptico, se movimentam por 360°, todas são controladas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal.

Roselei manifesta apelo para Volkswagen reintegrar funcionário demitido que concorreu as eleições

O vereador Roselei Françoso (MDB), protocolou na Câmara Municipal de São Carlos, uma Manifestação de Apelo à Volkswagen do Brasil Fábrica de Motores São Carlos, para que reveja decisão e reintegre o ex-vereador Ronaldo Lopes ao quadro de funcionários da empresa.Roselei cita que recebeu com estranheza e preocupação a notícia sobre a demissão imotivada de Ronaldo Lopes do quadro de funcionários da Volkswagen, decisão essa anunciada uma semana após a realização das eleições municipais, nas quais Ronaldo concorreu ao cargo de vereador.

Durante a sessão da Câmara desta terça-feira (22), Roselei disse que a alegação de que o ex-vereador teria feito campanha na porta da fábrica como justificativa para a sua demissão não parece justa.“Essa decisão nos parece injusta e incoerente, considerando que tal prática é habitual durante períodos eleitorais em unidades da Volkswagen, inclusive neste ano, como verificado na unidade de Taubaté e, além disso, a demissão contraria um acordo estabelecido entre a empresa e os trabalhadores, que garante a estabilidade de emprego até o ano de 2028”, citou o vereador.

Roselei citou ainda que foi colega de Ronaldo Lopes na Volkswagen do Brasil entre 1997 e 2000 e que conhece sua postura ética e seu comprometimento com os princípios da empresa.

“Em seus 28 anos de serviços prestados à Volkswagen, Ronaldo sempre demonstrou uma conduta irrepreensível e um forte compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e o crescimento da unidade fabril de São Carlos”, disse Roselei.Ele também destacou que Ronaldo Lopes foi peça fundamental na implantação da Comissão de Fábrica, um instrumento que trouxe inúmeros benefícios tanto para os trabalhadores quanto para a empresa e a cidade de São Carlos.

“Essa demissão sem justificativa plausível, além de ocorrer em um momento inoportuno, representa uma perda significativa para as relações de trabalho na fábrica, especialmente considerando sua importância como líder junto ao chão de fábrica e defensor dos direitos da categoria; por isso apresentei essa Moção de Apelo à Volkswagen para que reveja sua decisão e reintegre Ronaldo Lopes ao quadro de funcionários, como medida de justiça à um funcionário de ilibado histórico de trabalho e de respeito ao sistema de liberdade democrática vigente em nosso país”, finalizou Roselei.

Roselei apresenta projeto para instituir política municipal de uso de cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita

O vereador Roselei Françoso (MDB), apresentou um Projeto de Lei com o objetivo de instituir uma política municipal de uso de cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita de medicamentos prescritos a base da planta inteira e de componentes isolados, que contenham em sua fórmula as substâncias “Canabidiol” (CBD) e/ou “Tetrahidrocanabinol” (THC) e demais canabinoides do extrato integral de Cannabis nas unidades de saúde pública municipal e privadas conveniadas ao SUS no âmbito do Município de São Carlos.

O parlamentar justificou o projeto levando em consideração o decreto no 68.233, de 22 de dezembro de 2023 que regulamentou a Lei no 17.618/2023, que institui a Política Estadual de fornecimento gratuito destes medicamentos em caráter de excepcionalidade pelo Poder Executivo nas unidades de saúde pública estadual e privada conveniada ao Sistema Único de Saúde – SUS, no âmbito do Estado de São Paulo.

“O presente projeto tem como objetivo ampliar o acesso do uso medicinal da Cannabis a pacientes portadores de doenças ou transtornos crônicos refratários, proporcionando não apenas o controle dos sintomas principais como também a melhora da qualidade de vida e redução de danos psicossociais secundários, que tantos sofrimentos trazem aos pacientes e aos seus familiares e, por isso, busca a proteção à saúde e ao bem-estar social, bem como aos direitos fundamentais insculpidos na Constituição Federal de 1988”, explicou Roselei.

A Cannabis tem demonstrado ação protetora e terapêutica em modelos experimentais de diversas patologias neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson, Coreia de Huntinton) inflamatórias, auto imunes (Diabetes Mellitus tipo I, Artrite Reumatoide, encefalites, cardite e hepatite auto-imunes), metabólicas (Diabetes Mellitus tipo II) e proliferativas (diversos tipos de câncer), podendo modificar a evolução natural destas patologias de caráter progressivo e incurável.

São indicações estabelecidas para o uso medicinal da Cannabis as epilepsias refratárias, dor crônica, espasticidade na esclerose múltipla, tratamento coadjuvante na quimioterapia e no câncer, cuidados paliativos a doentes terminais, na ansiedade, insônia, transtorno do espectro autista. Como prováveis potenciais alvos terapêuticos pode-se acrescentar a demência de Alzheimer, doença de Parkinson, artrite reumatoide e outras doenças autoimunes, psicoses, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, síndrome de Tourette, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno opositor desafiador, transtornos alimentares (anorexia e obesidade), doença inflamatória intestinal crônica (doença de Crohn e colite ulcerativa), glaucoma e degeneração macular, psoríase e acne refratárias.

Roselei se reúne com funcionárias da creche Anita Costa

Na tarde desta terça-feira (15), o vereador Roselei Françoso (MDB) ao lado dos secretários municipais de Governo, Lucas Leão e da Educação, Paula Knoff, esteve reunido com cerca de 30 funcionárias da Creche Anita Costa para buscar uma solução jurídica para o pagamento dos salários atrasados e retomar o atendimento da entidade o mais breve possível.

A Prefeitura de São Carlos em função de uma sentença do Tribunal de Contas (TC), informando que a Creche Anita Costa, conveniada com o município, está impedida de receber qualquer repasse do Poder Executivo até que faça o ressarcimento ao erário público das glosas que foram apuradas pelo Tribunal em 2023, suspendeu o repasse de recursos a entidade neste mês.

Roselei disse que o poder Legislativo está à disposição para intermediar junto com a Prefeitura a resolução desse problema. “Nós sempre tivemos a preocupação de garantir o atendimento das crianças e dos profissionais que ali trabalham e merecem receber seus salários. Solicitamos uma reunião nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, com a Delegacia do Trabalho e estaremos lá junto com os secretários Lucas Leão e Paula Knoff, com a colaboração do nosso amigo Antonio Valério Morillas Junior, a quem agradeço pela ajuda, para tentarmos buscar um entendimento na possibilidade de pagar individualmente cada trabalhadora que cumpriu com suas obrigações. A Prefeitura também está colocando à disposição o apoio do trabalho social para garantir os alimentos necessários para o bem estar dessas famílias”, explicou Roselei.

Entenda o caso – No ano passado a Secretaria Municipal de Educação havia identificado, através do Departamento de Convênios da Prefeitura, inconsistência na prestação de contas da Creche Anita Costa, já que a instituição utilizou R$ 460 mil repassados pelo município durante o período da pandemia de COVID-19 (sem aulas), incompatível com o que estava previsto no plano de trabalho, razão que levou à suspensão de novos pagamentos.

Quando ocorre uma inconsistência na prestação de contas a administração cessa o pagamento até que a instituição faça o ressarcimento aos cofres públicos dos valores utilizados de forma errada, ou seja, não prevista no plano do trabalho.

Roselei Françoso agradece população pela vitória da chapa “Amor por São Carlos”

O vereador Roselei Françoso (MDB), ocupará o cargo de vice-prefeito de São Carlos a partir de 1 de Janeiro de 2025. Ele foi eleito pela chapa “Amor por São Carlos”, liderada por Netto Donato, eleito prefeito com 68.178 votos.

Roselei cumprimentou os candidatos concorrentes e enalteceu a coragem e a iniciativa de colocar seus nomes nas urnas. “Eu quero cumprimentar o candidato Mário Casale o seu vice Sidney Moura, o professor Newton Lima e Marcos Martinelli, que também colocaram os seus nomes nas urnas, a população teve a oportunidade de eleger a melhor proposta. Então fica aqui meus cumprimentos e meu reconhecimento, sei que não é fácil colocar o nome nas urnas, a gente sabe muito bem como funciona o processo eleitoral, a campanha eleitoral e a exposição às vezes implica até os nossos familiares e amigos”.

O futuro vice-prefeito disse que aceitou o convite de Netto Donato, por acreditar no trabalho que vinha sendo realizado pelo atual governo liderado pelo prefeito Airton Garcia. “Acreditei no momento em que a gente estava vivendo, das conquistas do prefeito Airton, nos investimentos que tivemos na educação, saúde e na segurança”.

Roselei disse que a acolhida da chapa “Amor por São Carlos” foi muito grande na cidade. “É lógico que sempre precisamos melhorar, a crítica é sempre positiva e a gente tem esse costume de discutir e debater a cidade apenas no período eleitoral, ainda assim tivemos um acolhimento muito grande por toda a sociedade e isso no dia a dia nos fez acreditar que no final teríamos uma campanha vitoriosa, uma campanha exitosa e foi o que aconteceu. Eu junto com o João Muller, o Netto e o pessoal da campanha, tivemos uma experiência muito bacana. Nesse período visitamos todos os lugares da cidade, fizemos mais de 180 reuniões, tivemos a oportunidade de conversar com toda a sociedade e conseguimos apresentar o nosso plano de governo”.

Roselei também agradeceu toda a sociedade pelo voto e ao prefeito eleito Netto Donato pela confiança depositada em seu nome. “Quero Agradecer toda a sociedade que acreditou, que foi as urnas e confirmou o voto na nossa proposta, na nossa coligação. Agradeço ao Netto Donato pelo convite e acima de tudo, quero agradecer também o prefeito Airton Garcia que me deu a oportunidade de ocupar a função de Secretário Municipal de Educação. Desejo que a partir do dia 1 de Janeiro, possamos ter um governo de êxito e quero contribuir muito com esse governo no sentido de buscar os avanços necessários que nós levamos a esperança da sociedade e nos debates que nós fizemos”.

Água Vermelha e Santa Eudóxia

Roselei finalizou falando do trabalho que realizou nos três mandatos como vereador e o que projeta realizar agora como vice-prefeito, principalmente pelos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia. “Realizei parte dos meus sonhos no Legislativo, eu me envolvi na política pensando em dois bairros distantes, Água Vermelha e Santa Eudóxia onde nasci. Comecei na política sendo administrador dos dois distritos e sempre tivemos dificuldades por conta da distância com São Carlos, eu fui presidente da Câmara e fiz várias indicações ao prefeito Airton Garcia, como por exemplo a pavimentação de vários ruas desses lugares, mas agora como vice-prefeito eu quero entregar um sonho que não entreguei como o vereador que é melhorias na saúde, principalmente em Santa Eudóxia. Eu perdi a minha mãe recentemente por falta de socorro. Minha família mora em frente ao postinho de saúde, mas lá o atendimento é limitado, ele continua longe da sociedade, então eu quero muito trabalhar nessa questão é um compromisso que tenho, de estender o horário de funcionamento da unidade saúde de Santa Eudóxia para poder salvar a vida das pessoas, porque nem sempre uma ambulância resolve o problema”, concluiu o futuro vice-prefeito.

Quem é Roselei Françoso

Roselei, nasceu em 1976 no distrito de Santa Eudóxia, ele é casado com Ana Cláudia e pai de quatro filhos: Agatha, Gabriel, Alice e Artur.

Roselei estudou no SENAI e é formado em Técnico de Eletrônica pela Escola Industrial, advogado formado pela UNICEP e especialista em Gestão Democrática pela UFSCar.

Iniciou sua carreira profissional aos 14 anos como balconista de um supermercado em Santa Eudóxia. Trabalhou na Tecumseh, na Usina Ipiranga e na Volkswagen até se dedicar por completo à carreira política.

No campo político foi Administrador Regional dos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia e eleito vereador em 2012, 2016 e 2020. Em 2021, foi presidente da Câmara Municipal e em 2023, foi secretário municipal de Educação, onde conquistou avanços importantes para a rede educacional são-carlense.