“Juntos, vamos fortalecer o futuro do nosso campo e da nossa economia” diz Roselei durante evento

São Carlos recebeu nos dias 28 e 29 de novembro a Innovation Summit, evento que focou o empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação e que reuniu importantes instituições como Embrapa Instrumentação, a Fundação Parque de Alta Tecnologia (ParqTec), USP, UFSCar e Sebrae-SP.

A iniciativa visou fomentar debates sobre empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação, reforçando o papel de São Carlos como a “Capital da Tecnologia”.

O vice-prefeito eleito Roselei Françoso que a partir de 01 de janeiro de 2025, também irá assumir a Secretaria Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, participou da abertura do evento e também das comemorações pelos 40 anos da Embrapa e da Fundação Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec).

Para Roselei o evento serviu para discutir inovações e compartilhar ideias. “Foi uma grande oportunidade para discutir inovações e compartilhar ideias que podem impulsionar ainda mais o desenvolvimento do nosso setor agropecuário e tecnológico. Juntos, vamos fortalecer o futuro do nosso campo e da nossa economia. Foi sem dúvida uma iniciativa onde ocorreram debates sobre empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação, reforçando o papel de São Carlos como a “Capital da Tecnologia”, finalizou.

Roselei enaltece conquista do Selo Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização

A conquista do Selo Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização pela Secretaria Municipal de Educação, foi enaltecido pelo vice-prefeito eleito de São Carlos, Roselei Françoso. A conquista concedida pelo Ministério da Educação (MEC) é um reconhecimento para as secretarias da Educação que implementam boas práticas e que adotam políticas, programas, estratégias e gestões públicas voltadas ao cumprimento das metas de alfabetização e redução de desigualdades previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.

O selo é um reconhecimento de boas práticas e de políticas, programas, estratégias e gestões públicas voltadas ao cumprimento das metas de alfabetização e redução de desigualdades previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.

Dividido nas categorias ouro, prata e bronze, foi concedido aos municípios que alcançaram entre 85 e 100 pontos. São Carlos obteve 91 pontos, um resultado que reflete o empenho e a dedicação de todos os envolvidos na educação das crianças do município.

“Quero parabenizar a todos os professores, gestores, estudantes e famílias da nossa rede municipal de ensino, que contribuíram para o desenvolvimento de todo o processo que nos concedeu essa conquista significativa”, comemorou Roselei.

A cerimônia de premiação está marcada para acontecer no dia 17 de dezembro, em Brasília (DF).

Roselei prestigia início das obras da segunda fase do complexo hospitalar da Unimed

O vice-prefeito eleito de São Carlos Roselei Françoso, participou na tarde desta quarta-feira (27) do anúncio do início das obras de construção da primeira etapa da segunda fase do Complexo Hospitalar da Unimed São Carlos, localizado na região da Vila Nery. Com investimento de R$ 22,2 milhões a obra tem previsão de entrega para dezembro de 2025.

O presidente da Unimed São Carlos, Bolívar Soares Mendjoud, disse que nessa primeira etapa, o projeto contempla a construção de uma estrutura moderna, projetada para atender às necessidades de pacientes, colaboradores e parceiros.

Além desses pavimentos, a infraestrutura contará com áreas dedicadas a serviços essenciais, como o controle de acesso de colaboradores e terceiros (entrada de serviços), áreas de manejo de resíduos, rouparia e morgue.

A Construtora Baggio é a responsável pela execução do projeto, que visa elevar o padrão de atendimento e qualidade na saúde.

“Essa obra representa um marco importante para a saúde no nosso munícipio e reafirma o compromisso da Unimed São Carlos com o aprimoramento contínuo da qualidade dos seus serviços, sem dúvida fortalece ainda mais o papel da Unimed como referência em saúde na região”, finalizou Roselei.

Roselei participa das comemorações dos 133 anos da Santa Casa

O vice-prefeito eleito Roselei Françoso, participou no último dia 09 de novembro de 2024, do jantar em comemoração aos 133 anos da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. O evento, reuniu aproximadamente 300 convidados no The Hill Executive Hotel e foi um sucesso absoluto, refletindo o prestígio e a relevância da instituição para a comunidade são-carlense.

A noite foi marcada por um clima de confraternização e emoção, contando com a presença de autoridades locais, líderes empresariais, representantes da sociedade civil e membros da população.
Roselei destacou o trabalho realizado pela Santa Casa ao longo de sua história.

“Parabéns Santa Casa de São Carlos pelos seus 133 anos de trabalho e histórias salvando vidas, este evento foi marcado por momentos de emoção e gratidão, onde relembramos a trajetória da nossa instituição e sua importância na história da saúde em nossa comunidade. As palavras do Secretário de Estado da Saúde Eleuses Paiva, foram inspiradoras, ressaltando o compromisso do governo com a saúde pública e o apoio contínuo às instituições filantrópicas”.

Roselei disse ainda que durante a cerimônia, teve a oportunidade de ouvir relatos de pessoas que se beneficiaram dos serviços da Santa Casa, destacando a dedicação e o carinho dos profissionais que ali trabalham.

Fundada em 12 de abril de 1891, a Santa Casa de São Carlos é a instituição hospitalar mais antiga da cidade e se consolidou como uma referência em média e alta complexidade na área da saúde. Ao longo de mais de um século de atividades, a Santa Casa ampliou seus serviços e fortaleceu seu compromisso com a comunidade, oferecendo atendimento humanizado e seguro, sempre em busca de inovação e excelência.

Roselei participa de reunião com membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

O vice-prefeito eleito, Roselei Françoso, participou na terça-feira (12/11) da primeira reunião do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI) que é vinculado à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e composto por representantes de várias secretarias, entidades de classe, institutos de pesquisa, universidades públicas e privadas e tem como missão principal incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, com vistas ao desenvolvimento sustentável da cidade, em apoio ao planejamento e a gestão da administração pública municipal.

No período pré-eleitoral, o conselho fez uma série de perguntas para todos os candidatos a prefeito e esse primeiro encontro com a nova gestão visou enfatizar a importância das ações futuras com relação à ciência, tecnologia e inovação.

Na ocasião Roselei reiterou o compromisso com a entidade, enfatizando a importância do plano de governo para a ciência, tecnologia e inovação na nova gestão e ressaltou a necessidade de novas reuniões após a composição do novo governo.

“Nós tivemos a oportunidade durante o período eleitoral, quando formulamos o plano de governo de abordar esses temas e hoje representando o prefeito eleito Netto Donato, verificamos que estamos no caminho certo, nós ouvimos todas as demandas de conhecimento, tecnologia, inovação, de ciência e uma série de pautas que foram elencadas durante a campanha e respondemos, dentro daquilo que estava previsto no plano de governo como questões climáticas, educação, recursos humanos, sustentabilidade”, explicou.

Roselei ainda destacou as parcerias com universidades, da estrutura para a inovação, incentivos fiscais, apoios e projetos de inovação social. “São pontos importantes que fazem parte do plano de governo e que vamos tratar com a nova gestão e com as entidades envolvidas, eu particularmente agradeci muito o envolvimento da AEASC, do SEBRAE da Associação dos Contabilistas, Santa Casa, Unicep, secretários e diretores da prefeitura, uma série de entidades que participaram hoje, querendo saber as propostas do próximo prefeito e foi muito bom participar esclarecer alguns pontos juntamente com o professor Tundisi e sua equipe, falando o que São Carlos tem de melhor”, finalizou Roselei.

O evento foi aberto ao público e contou ainda com a participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação José Galizia Tundisi, do vereador Robertinho Mori representando a Câmara Municipal, membros da AEASC (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos), SEBRAE, Associação dos Contabilistas, Santa Casa, além dos integrantes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Roselei participa de audiência com Secretário de Governo Gilberto Kassab

Na tarde da última quinta-feira (29) o vereador e futuro vice-prefeito de São Carlos, Roselei Françoso (MDB), esteve em São Paulo reunido com o Secretário de Governo do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, para discutir a cessão de uso do prédio onde funciona o “Clube de Mães Anita Costa”. A agenda foi intermediada pelo Deputado Estadual, Oséias de Madureira que acompanhou o encontro.

Além de Roselei a comitiva de São Carlos foi composta pelo secretário municipal de Governo, Lucas Leão, da secretária adjunta de Governo, Paula Corso e do Diretor do Departamento de Gestão da Informação e Inteligência do Governo, Milton Frisso Junior, além da assessora parlamentar Isadora Perez.

Roselei destacou que além da pauta sobre o uso do prédio, também protocolou o pedido de pavimentação do loteamento Quinta dos Buritis e o pedido de gestão para liberação dos recursos para a construção das cinco escolas estaduais nos bairros Jardim Santo Antônio, Jardim Embaré, Parque Novo Mundo, Jardim De Cresci e Douradinho.

CEJA

Na última segunda-feira (28) a Prefeitura de São Carlos anunciou a celebração de um Termo de Aditamento com a Organização da Sociedade Civil (OSC) – Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), para desenvolvimento do Projeto “Educação Infantil para Todos” que vai atender as 162 crianças de 0 a 3 anos do Clube das Mães – Creche Anita Costa.

Para viabilizar a contratação do CEJA a Câmara Municipal de São Carlos aprovou alterações em dispositivos da Lei Municipal nº 22.013, de 8 de dezembro de 2023, e autorizou a Prefeitura conceder repasse financeiro, a nova gestora da creche Anita Costa.

Porém existia esse impasse sobre a questão do uso do imóvel que pertence ao Governo do Estado. A reunião em São Paulo serviu justamente para acertar a situação do prédio e ajustar um Termo de Permissão solicitando que a permissão de uso venha para o município e viabilize à prestação de serviços do CEJA no prédio da creche Anita Costa.

O vereador Roselei Françoso agradeceu ao Governo do Estado por receber o pedido da Prefeitura de São Carlos.

“Estamos à disposição para ajudarmos equacionar as demandas do caso da creche Anita Costa e vamos também participar da agenda com o Ministério Público do Trabalho, Sindicato, Entidade para resolvermos o atraso no pagamento das funcionárias da Anita Costa para que elas possam realizar com dignidade o retorno das atividades”, finalizou Roselei Françoso.

Roselei enaltece importância do sistema de monitoramento instalados nos distritos de São Carlos

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (22) o vereador Roselei Françoso (MDB), usou a Tribuna para enaltecer as instalações dos sistemas de monitoramento, por meio de câmeras de segurança nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

Os equipamentos auxiliaram as forças de segurança de São Carlos a deter cinco indivíduos, após furtarem uma moto no distrito de Santa Eudóxia.

Roselei cumprimentou o secretário municipal de Segurança Pública, Samir Gardini, pelo trabalho desenvolvido pelo sistema de monitoramento que está sendo implantado por toda a cidade, inclusive nos distritos e regiões rurais.

“Quero externar minha gratidão ao Coronel Samir pelas câmeras instaladas em toda a cidade, em especial essas em regiões distantes da sede do município. Na semana passada tivemos esse caso do furto de uma moto e as câmeras dos dois distritos, foram fundamentais para a detenção dos envolvidos e na recuperação da moto furtada, Investir em segurança pública é investir na qualidade de vida e no bem estar das pessoas”, enalteceu Roselei.

Atualmente a cidade é monitorada por 125 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos, com tecnologia LPR (License Plate Recognition – Reconhecimento de Placa Veicular) que permite a leitura e gravação de placas de veículos em tempo real e Speed Dome que possuem zoom óptico, se movimentam por 360°, todas são controladas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal.

Roselei manifesta apelo para Volkswagen reintegrar funcionário demitido que concorreu as eleições

O vereador Roselei Françoso (MDB), protocolou na Câmara Municipal de São Carlos, uma Manifestação de Apelo à Volkswagen do Brasil Fábrica de Motores São Carlos, para que reveja decisão e reintegre o ex-vereador Ronaldo Lopes ao quadro de funcionários da empresa.Roselei cita que recebeu com estranheza e preocupação a notícia sobre a demissão imotivada de Ronaldo Lopes do quadro de funcionários da Volkswagen, decisão essa anunciada uma semana após a realização das eleições municipais, nas quais Ronaldo concorreu ao cargo de vereador.

Durante a sessão da Câmara desta terça-feira (22), Roselei disse que a alegação de que o ex-vereador teria feito campanha na porta da fábrica como justificativa para a sua demissão não parece justa.“Essa decisão nos parece injusta e incoerente, considerando que tal prática é habitual durante períodos eleitorais em unidades da Volkswagen, inclusive neste ano, como verificado na unidade de Taubaté e, além disso, a demissão contraria um acordo estabelecido entre a empresa e os trabalhadores, que garante a estabilidade de emprego até o ano de 2028”, citou o vereador.

Roselei citou ainda que foi colega de Ronaldo Lopes na Volkswagen do Brasil entre 1997 e 2000 e que conhece sua postura ética e seu comprometimento com os princípios da empresa.

“Em seus 28 anos de serviços prestados à Volkswagen, Ronaldo sempre demonstrou uma conduta irrepreensível e um forte compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e o crescimento da unidade fabril de São Carlos”, disse Roselei.Ele também destacou que Ronaldo Lopes foi peça fundamental na implantação da Comissão de Fábrica, um instrumento que trouxe inúmeros benefícios tanto para os trabalhadores quanto para a empresa e a cidade de São Carlos.

“Essa demissão sem justificativa plausível, além de ocorrer em um momento inoportuno, representa uma perda significativa para as relações de trabalho na fábrica, especialmente considerando sua importância como líder junto ao chão de fábrica e defensor dos direitos da categoria; por isso apresentei essa Moção de Apelo à Volkswagen para que reveja sua decisão e reintegre Ronaldo Lopes ao quadro de funcionários, como medida de justiça à um funcionário de ilibado histórico de trabalho e de respeito ao sistema de liberdade democrática vigente em nosso país”, finalizou Roselei.

Roselei apresenta projeto para instituir política municipal de uso de cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita

O vereador Roselei Françoso (MDB), apresentou um Projeto de Lei com o objetivo de instituir uma política municipal de uso de cannabis para fins medicinais e distribuição gratuita de medicamentos prescritos a base da planta inteira e de componentes isolados, que contenham em sua fórmula as substâncias “Canabidiol” (CBD) e/ou “Tetrahidrocanabinol” (THC) e demais canabinoides do extrato integral de Cannabis nas unidades de saúde pública municipal e privadas conveniadas ao SUS no âmbito do Município de São Carlos.

O parlamentar justificou o projeto levando em consideração o decreto no 68.233, de 22 de dezembro de 2023 que regulamentou a Lei no 17.618/2023, que institui a Política Estadual de fornecimento gratuito destes medicamentos em caráter de excepcionalidade pelo Poder Executivo nas unidades de saúde pública estadual e privada conveniada ao Sistema Único de Saúde – SUS, no âmbito do Estado de São Paulo.

“O presente projeto tem como objetivo ampliar o acesso do uso medicinal da Cannabis a pacientes portadores de doenças ou transtornos crônicos refratários, proporcionando não apenas o controle dos sintomas principais como também a melhora da qualidade de vida e redução de danos psicossociais secundários, que tantos sofrimentos trazem aos pacientes e aos seus familiares e, por isso, busca a proteção à saúde e ao bem-estar social, bem como aos direitos fundamentais insculpidos na Constituição Federal de 1988”, explicou Roselei.

A Cannabis tem demonstrado ação protetora e terapêutica em modelos experimentais de diversas patologias neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson, Coreia de Huntinton) inflamatórias, auto imunes (Diabetes Mellitus tipo I, Artrite Reumatoide, encefalites, cardite e hepatite auto-imunes), metabólicas (Diabetes Mellitus tipo II) e proliferativas (diversos tipos de câncer), podendo modificar a evolução natural destas patologias de caráter progressivo e incurável.

São indicações estabelecidas para o uso medicinal da Cannabis as epilepsias refratárias, dor crônica, espasticidade na esclerose múltipla, tratamento coadjuvante na quimioterapia e no câncer, cuidados paliativos a doentes terminais, na ansiedade, insônia, transtorno do espectro autista. Como prováveis potenciais alvos terapêuticos pode-se acrescentar a demência de Alzheimer, doença de Parkinson, artrite reumatoide e outras doenças autoimunes, psicoses, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, síndrome de Tourette, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno opositor desafiador, transtornos alimentares (anorexia e obesidade), doença inflamatória intestinal crônica (doença de Crohn e colite ulcerativa), glaucoma e degeneração macular, psoríase e acne refratárias.

Roselei se reúne com funcionárias da creche Anita Costa

Na tarde desta terça-feira (15), o vereador Roselei Françoso (MDB) ao lado dos secretários municipais de Governo, Lucas Leão e da Educação, Paula Knoff, esteve reunido com cerca de 30 funcionárias da Creche Anita Costa para buscar uma solução jurídica para o pagamento dos salários atrasados e retomar o atendimento da entidade o mais breve possível.

A Prefeitura de São Carlos em função de uma sentença do Tribunal de Contas (TC), informando que a Creche Anita Costa, conveniada com o município, está impedida de receber qualquer repasse do Poder Executivo até que faça o ressarcimento ao erário público das glosas que foram apuradas pelo Tribunal em 2023, suspendeu o repasse de recursos a entidade neste mês.

Roselei disse que o poder Legislativo está à disposição para intermediar junto com a Prefeitura a resolução desse problema. “Nós sempre tivemos a preocupação de garantir o atendimento das crianças e dos profissionais que ali trabalham e merecem receber seus salários. Solicitamos uma reunião nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, com a Delegacia do Trabalho e estaremos lá junto com os secretários Lucas Leão e Paula Knoff, com a colaboração do nosso amigo Antonio Valério Morillas Junior, a quem agradeço pela ajuda, para tentarmos buscar um entendimento na possibilidade de pagar individualmente cada trabalhadora que cumpriu com suas obrigações. A Prefeitura também está colocando à disposição o apoio do trabalho social para garantir os alimentos necessários para o bem estar dessas famílias”, explicou Roselei.

Entenda o caso – No ano passado a Secretaria Municipal de Educação havia identificado, através do Departamento de Convênios da Prefeitura, inconsistência na prestação de contas da Creche Anita Costa, já que a instituição utilizou R$ 460 mil repassados pelo município durante o período da pandemia de COVID-19 (sem aulas), incompatível com o que estava previsto no plano de trabalho, razão que levou à suspensão de novos pagamentos.

Quando ocorre uma inconsistência na prestação de contas a administração cessa o pagamento até que a instituição faça o ressarcimento aos cofres públicos dos valores utilizados de forma errada, ou seja, não prevista no plano do trabalho.