SP-318: Roselei trabalha para duplicação atingir área urbana da rodovia

O início da duplicação de 31 quilômetros da Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior (SP-318), a partir do Centro de Manutenção da LATAM (km 249) até o entroncamento com a rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255) em Rincão, foi anunciado pela Arteris ViaPaulista recentemente.

O início dos trabalhos foi enaltecido pelo vereador Roselei Françoso (MDB) que acompanha as discussões relacionadas à SP-318 a bastante tempo, porém o parlamentar alerta que essa duplicação não irá resolver os problemas que São Carlos enfrenta atualmente no trecho urbano da rodovia, que acabou não sendo contemplada nesta primeira etapa do projeto.

“Neste trecho urbano da rodovia temos várias indústrias instaladas como a própria LATAM, Piccin Implementos Agrícolas, JBS, Laroza Artefatos, Centro de Distribuição da Electrolux, Centro de Distribuição do Mercado Livre, Recimec, entre outras, além dos loteamentos Aporá de São Fernando, São Fernando I e II, Tutoya do Vale, Condomínio de Leila, Quinta da Felicidade, Quinta dos Buritis, Valparaíso I e II, Bosque dos Ipês, Bosque dos Jatobás, Aquário I e II, Cabeceira das Araras, condomínios do grupo Damha, Parqtec com várias empresas e os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia que utilizam desta rodovia como como principal via de acesso para São Carlos”, alertou Roselei.

O vereador lembrou que em 2021 as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e de Transportes e Trânsito, entregaram um projeto para a concessionária que administrava a SP-318 na época, que incluía na duplicação o trecho entre a SP-310 (Washington Luís) até Varjão na prorrogação da concessão.

Uma audiência pública está prevista para acontecer em breve na Câmara Municipal para tratar desta questão e deverá contar com as presenças de representantes do Ministério Público, das Secretárias Estaduais do Meio Ambiente e Infraestrutura e Logística, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), LATAM, Arteris, Secretarias Municipais de Trânsito e Transportes, Obras e Habitação e Desenvolvimento Público, vereadores e presidentes das Associações dos Bairros e Loteamentos que margeiam a rodovia SP-318.

Para Roselei é possível legalmente fazer um aditamento contratual para expandir essa duplicação até a entrada de São Carlos (SP-310). “É necessário que se faça essa discussão em torno de um aditamento contratual para garantir a duplicação desse trecho, é possível fazer isso pela lei acredito que isso já está sendo discutido entre Governo do Estado e Concessionária”, finalizou o vereador.

A obra no segmento viário da SP-318 proporcionará condições mais seguras de tráfego no entroncamento entre as duas rodovias (SP-318 e SP-255), que conectam as cidades de São Carlos, Rincão e Araraquara, favorecendo toda a infraestrutura do corredor logístico Ribeirão Preto x São Carlos. Cerca de 300 trabalhadores diretos devem ser mobilizados no decorrer da evolução da obra.

A obra de duplicação também inclui a construção de sete novos dispositivos de retorno ao longo do segmento, assim como a remodelação do dispositivo existente no km 269. A implantação de novos dispositivos resultará na redução de acidentes causados pela travessia em nível, e consequentemente na diminuição de ocorrências de colisões frontais e transversais.